MONITORAMENTO NA ASSISTÊNCIA SOCIAL: ESCOLHA PELOS RESULTADOS

Íntegra do Guia Teórico para Implementação do Processo de Monitoramento na SEDS.


Monitorar procedimentos desnecessários

 
Disseminar boas práticas, provocar mudanças e medir o desempenho do objeto monitorado são os possíveis resultados do processo de monitoramento. Nem todos indicadores permitem alcançar estes objetivos. Os indicadores “Número de municípios capacitados” e “número de cursos” significam quase nada para medir o desempenho do objeto curso, quanto menos deduzir a existência de boas práticas ou a necessidade de mudanças. Um curso com 5000 participantes, presencial, 180 horas aula tem o mesmo peso que um curso de 10 participantes, a distância e 8 horas aula se o indicador utilizado for “número de cursos”. 

 
As decisões que provocam mudanças ou disseminam boas práticas podem ser classificadas de acordo com o objeto monitorado: produto, processo, insumo. Possíveis decisões relativas aos produtos:
 - Criar ou extinguir produto;
- Aumentar ou diminuir o volume da oferta do produto ou serviço;
- Aumentar ou diminuir o valor investido no produto ou serviço;
- Alterar atributos da qualidade do produto ou serviço e/ou disseminar de um para outro. Os atributos de qualidade foram discutidos no capítulo anterior;
- Alterar a cobertura territorial ou de segmento de usuários do produto ou serviço. O Piso Paranaense de Assistência Social começou com 86 municípios e com o tempo outros municípios serão contemplados. O monitoramento de cursos introdutórios pode indicar a necessidade de alterar o público alvo (segmento de usuários), restringindo o acesso apenas a servidores que estão iniciando sua atuação profissional na referida política;
- Alterar o local onde é realizado o serviço ou disponibilizado o produto.


Possíveis decisões relativas aos processos de trabalho:
 - Criar ou extinguir atividades e/ou etapas do processo de trabalho;
- Alterar a sequência que é realizada as atividades e/ou etapas do processo de trabalho;
- Estabelecer, eliminar ou alterar os prazos relacionados as atividades;
- Estabelecer, eliminar ou alterar as características dos documentos (produtos meio) produzidos nas atividades e/ou etapas do processo de trabalho. Exemplos de documentos: mapa de menor preço, termo de referência, ata e relatório de reunião, planilhas, pareceres, termo de objetivos atingidos, termo de instalação e funcionamento, laudo de vistoria.

Possíveis decisões relativas aos insumos (recursos e produtos de entrada) necessários a realização dos processos de trabalho:
 - Admitir, demitir ou realocar servidores entre as unidades e processos de trabalho;
- Contratar e rescindir contrato com fornecedores pessoa jurídica ou física;
- Escolher produtos e serviços, bem como seus atributos de qualidade, a serem utilizados nos processos de trabalho e/ou para comporem um produto ou serviço fim, a exemplo serviço de alimentação, hospedagem e transporte contratados para comporem as características do serviço “curso”.

A escolha de um objeto e seus respectivos indicadores deve ser ponderada pela capacidade destes em subsidiar as decisões elencadas acima.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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