Liderança


Um dos temas mais importantes sobre gestão negligenciado pelo MDS nas suas normativas, instrumentos e material de apoio. No instrumento de avaliação de organizações públicas do Ministério do Planejamento é o primeiro tema. Tudo começa pelos líderes. 

Organização não fala, quem fala e decide são seus líderes. Uma organização é influenciada sem maneira através de seus líderes, principalmente os relacionados a alta direção: secretários, ministros e diretores gerais. Todo esforço de milhares de servidores, cidadãos, controle social externo é subaproveitado ou até perdido a depender dos líderes das organizações. Líderes medíocres, inseguros: organizações medíocres e inseguras, e assim para qualquer característica do líder. As maiores contribuições para cultura organizacional vem dos líderes, são eles que estabelecem quem é recompensado ou punido na organização e este jogo de valores e poder vai determinar os resultados da organização.

Líderes medíocres e inseguros deixam de promover avanços na gestão e serviços públicos se imaginarem que podem retirar-lhes poder. Já vi líderes deixar de contratar servidores competentes por inveja e insegurança, é mais comum do que vocês imaginam.

Segue  Postagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião para juntos melhorarmos a qualidade dos serviços públicos