BOLSA FAMÍLIA COMBATE VIOLÊNCIA SEGUNDO ESTUDO DA FIOCRUZ

Bolsa Família Diminui Homicídios

Como sempre defendi, Pobreza, Desigualdade Social, Falta de Acesso a Serviços Públicos CONTRIBUI PARA AUMENTAR A VIOLÊNCIA. As pessoas nestas condições estão mais suscetíveis A SOFRER VIOLÊNCIA e não a praticá-la, como muitos defendem CRIMINALIZANDO A POBREZA. Estudo sério feito pela pós doutoranda Daiane Borges Machado do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia) com diversas variáveis e cobertura dos 5.507 municípios do Brasil entre os períodos 2004 à 2012 chegou a conclusão: PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA DIMINUI EM ATÉ 23% OS ÍNDICES DE HOMICÍDIOS. Vejam link para a matéria no Portal da Fiocruz e do estudo (em inglês) logo no fim da postagem.


Em postagem recente sobre o novo Caderno de Atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos defendi que os resultados da política de CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA contribuem para diminuir a VIOLÊNCIA NO BRASIL. Assim como dar condições para as pessoas a saírem da pobreza; seja através de programas de transferência de renda ou trabalho. Conforme prometido segue a TRÍADE IMBATÍVEL NO COMBATE A VIOLÊNCIA NO BRASIL E EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO:

1. Combater a pobreza e desigualdade social: transferência de renda, emprego de qualidade e desenvolvimento econômico;

2. Promover a convivência familiar e comunitária: Serviços da política de Assistência Social, esporte, lazer, cultura, educação. Trata-se de inserir na agenda social modelos de relações interpessoais que resolvem conflitos com diálogo, trazendo resultados de ganha-ganha para ambos os lados. EM OUTRAS PALAVRAS A IGNORÂNCIA E INTOLERÂNCIA LEVAM A VIOLÊNCIA.

3. PUNIR COM QUALIDADE QUEM COMETE VIOLÊNCIA, principalmente crimes contra a vida: investir na polícia investigativa, excelência no Ministério Público e Judiciário. Já postei neste blog a análise da escritora Eliane Brum sobre a banalização da vida frente a crimes contra o patrimônio: PUNIMOS PRATICAMENTE IGUAL QUEM COMETE HOMICÍDIO E QUEM ROUBA UMA GALINHA.

PORTE DE ARMA É BALELA COMPARADO A ESSA TRÍADE. Pode até contribuir, mas quase nada comparado a você ter uma vida digna e competência (conhecimento, habilidade e atitude) para lidar com as frustrações da vida, amparado por uma justiça que funcione caso precisar.

Segue links:
Matéria no Portal FioCruz da Bahia
Estudo Publicado na Revista Científica 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião para juntos melhorarmos a qualidade dos serviços públicos